Sobre os Produtos

Sobre os Produtos

Parabéns por optar por produtos naturais! Esta escolha fará muita diferença no seu estilo de vida, em sua saúde e também para o meio ambiente, pois todos os produtos Sal da Terra são biodegradáveis e não testados em animais.

Os produtos Sal da Terra Saboaria são produzidos de forma artesanal, em pequenos lotes. São produtos 100% naturais, ou seja, livres de substâncias sintéticas, de derivados do petróleo, de parabenos, de liberadores de formol, de corantes, entre outros.

Se for a sua primeira experiência com produtos 100% naturais, provavelmente você sentirá algumas diferenças. Por exemplo: os sabonetes por cold process são mais "macios", mais hidratantes se comparados aos sabonetes convencionais e, por isso, exigem o cuidado de sempre serem deixados em uma saboneteira drenada, para secagem entre um uso e outro, assim aumentar a sua durabilidade. Sugerimos cortar o sabonete ao meio e usar somente a metade até o fim e depois utilizar a outra metade. Assim a durabilidade é maior e o frescor do aroma também.

Os aromas dos produtos Sal da Terra Saboaria são totalmente diferentes dos produtos convencionais, pois os aromas dos nossos produtos são conferidos por óleos essenciais.

Os Condicionadores apresentam uma textura mais leve e gelatinosa, assim como o Creme para Pentear. Tanto no toque como a sensação nos fios após o uso é diferente de um produto convencional.

Com os shampoos 100% Naturais, do tipo saponificado, você passará por uma "Fase de Adaptação" ou "Fase de Transição", mesmo sem utilizar "química" em seus cabelos. Porque antes de agir plenamente, o shampoo natural precisará eliminar a barreira criada pelos silicones e as parafinas, substâncias que impermeabilizam os fios, encontrados na composição de produtos capilares. Para isso ocorrer, algum tempo será preciso, mas após esse período a limpeza e tudo o mais será completamente normal e natural.

Nas primeiras lavagens você sentirá seu cabelo com menos movimento, porque algumas regiões ficam mais oleosas, por isso mais lavagens serão necessárias nesse período.  As mudanças iniciais no cabelo (aspecto oleoso, menor movimento) estão previstas nos primeiros meses de uso do shampoo natural e não denotam defeito do produto. Se for a sua primeira utilização, adquira 1(uma) unidade para conhecer o produto e se sentir mais segura. Em uma próxima compra optar pelo mesmo produto ou adquirir outro de acordo com as necessidades do seu cabelo.

A quantidade de shampoo aplicado não altera o tempo de transição, mas os efeitos da transição vão reduzindo a cada lavagem. Esse processo demanda tempo e paciência, algumas pessoas levam cerca de 3 (três) meses, reduzindo gradativamente os efeitos; no entanto, lembremo-nos do dito popular: "Se você não tiver tempo para cuidar da sua saúde, terá de arranjar tempo para cuidar da sua doença".

Pessoas com tratamentos químicos no cabelo como escova progressiva, selagem, blindagem, etc., passarão por uma Fase de Transição mais demorada, bem mais difícil em comparação àquelas que não utilizam químicas. Devo dizer que o shampoo natural não combina com tratamentos químicos! É do tipo: "ame-o ou deixe-o". Pois os shampoos naturais só agem plenamente se não encontrarem barreiras, do contrário o resultado será insatisfatório e deixará o usuário frustrado. Quem deseja utilizar tintura nos cabelos, poderá utilizar, porém notará certa dificuldade durante a Fase de Adaptação e depois logo nos dias subsequentes a tintura, mas passada esta fase será normal.

Uma dica para o período de transição é utilizar uma solução de 1 (uma) colher de sopa de vinagre de maçã ou de arroz em cerca de 100 ml de água. Lave o cabelo normalmente com shampoo e enxague. Após, aplique a solução de vinagre e massageie todo o cabelo. Em seguida, enxague com água.

Alguns textos de blogs nesta área que poderão auxiliar nesta fase:

Projeto Beleza Saudável - Texto: A Transição dos Cosméticos Capilares

Lookaholic - Texto: Lidar com shampoos orgânicos

Clube do Cabelo - Blog especializado em cabelos naturais

O shampoo natural saponificado é produzido a partir de óleos vegetais saponificados, acrescidos de óleos essenciais, extratos botânicos e água. Não há adição de qualquer agente formador de espuma, como o lauril sulfato de sódio, formador de espuma densa, mas que na literatura científica relata diversos casos de sensibilidade e danos e ao meio ambiente. O shampoo natural forma espuma e limpa perfeitamente, também, entretanto, nas primeiras lavagens por causa da Fase de Adaptação a espuma surgirá de forma mais tímida e passageira.

Outra diferença se dará na viscosidade. O shampoo natural é bem menos viscoso que um convencional, por não ser adicionado qualquer espessante. Na Fase de Adaptação talvez seja necessário usar uma maior quantidade de produto, até pela falta de prática com o novo shampoo, mas passada esta fase você notará que o rendimento é muito bom e embora seja menos viscoso, uma pequena quantidade será necessária a cada lavagem.

A aparência, a cor do produto, é um fator também muito interessante. Nesses shampoos não são utilizados qualquer tipo de corante, perolizante, nada. A cor de cada shampoo provém exclusivamente do resultado entre os óleos saponificados, os óleos essenciais e os extratos botânicos. A cor varia de um castanho claro ao castanho escuro em cada tipo de shampoo: Jaborandi, Neem, Hamamelis & Oliva, Cerveja, Jojoba & Amêndoas doces, etc... Enquanto nos meses mais quentes a aparência é completamente translúcida, nos meses mais frios o mesmo shampoo fica opaco, mais claro e mais viscoso, retornando ao aspecto translúcido quando exposto a temperaturas amenas, sem alteração na qualidade do produto; e é um sinal de qualidade, demonstra que se trata de um shampoo verdadeiramente natural.

É importante mencionar que por serem produtos 100% naturais, não devem ser expostos a luz excessiva (exemplo: janela de banheiro) e não permanecer sem tampa.

Qualquer dúvida sobre os produtos Sal da Terra, por favor, entre em contato através do e-mail: saldaterraatelier@gmail.com

Obrigada por escolher a Sal da Terra Saboaria!

Pague com
  • PagSeguro
  • Depósito Bancário
  • MercadoPago
Selos
  • Site Seguro

Aline Bolzan - CPF: 080.338.357-61 © Todos os direitos reservados. 2017